21/02/2019

PROCESSO DE FORMAÇÃO FEMINISTA - 2019



O curso "Política Feminista e Transformação Social" é uma ação no âmbito do projeto "Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática", desenvolvido em consórcio pelo CFEMEA, ABONG, CAMP e financiado pela União Européia. O curso será realizado pela Universidade Livre Feminista e o CFEMEA, com o apoio do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e da Cunhã - Coletivo Feminista. A Liga Brasileira de Lésbicas - LBL é a parceria em Porto Alegre para a execução do curso, onde de forma autônoma irá desenvolver esta formação política feminista.
*Objetivos*:
Fortalecer as lutas feministas contra a ofensiva neoliberal e fundamentalista de retirada de direitos e contra o avanço do fascismo e do neoconservadorismo que aprofundam a violência patriarcal, racista e heteronormativa.
Oferecer subsídios teóricos e políticos para potencializar a auto-organização das mulheres nas lutas por igualdade e justiça social de gênero, de raça e de classe, numa perspectiva antissistêmica.
Compartilhar instrumentos para a segurança, proteção (contra a ofensiva fascista) e cuidado entre ativistas feministas e defensoras de direitos.
*Metodologia*:
O curso “Política Feminista e Transformação Social” consiste na proposta de um processo de formação política de educadoras feministas, para que estas possam, por sua vez, efetivar um processo local e contínuo de formação e autoformação da militância e ativistas de coletivos e movimentos feministas em vários estados do Brasil.
Ele terá a duração média de 2 meses, em um formato semipresencial: uma parte será desenvolvida pela internet, na Plataforma de Formação Feminista (Moodle) da Universidade Livre Feminista, que conta com mecanismos de acessibilidade para mulheres com deficiência; e a outra vez, de encontros presenciais realizados pela Liga Brasileira de Lésbicas e por outro movimentos e coletivos pelo país.
O curso está estruturado em Trilhas temáticas, que aglutinam um conjunto de questões. Para subsidiar cada Trilha, são disponibilizados materiais diversos: um texto-base de apoio, vídeos, músicas, poesias, artigos,etc. Também são abertos fóruns de discussão, em que a reflexão coletiva e o debate são estimulados por educadoras que acompanham todo o curso. Além disso, na Biblioteca, são disponibilizados outros subsídios para quem desejar aprofundar seus estudos e conhecimentos. Temos ajuda de custo para deslocamento e para acessar lan house se a mulher não tiver essas possibilidades.
*Cronograma*:
Chegança - Eu/Nós no mundo: Como me vejo, me sinto no atual contexto - 15 a 24/03/2019
Encontro presencial - 16/03/2019
Fórum de apresentações, trocas e autocuidado
Trilha 1 - Analisando a conjuntura: um olhar para a sociedade e o Estado numa perspectiva feminista - 25/03 a 07/04/2019
Encontro presencial - 30/03/2019
Fórum de debates
Trilha 2 - Fascismo, Autoritarismo, Conservadorismo e Neoliberalismo: atualidade e seus reflexos na vida das mulheres - 08 a 21/04/2019
Encontro presencial - 07/04/2019
Fórum de debates
Trilha 3 - Relações sociais de gênero, de raça e de classe: intersecções no/do cotidiano - 22/04/ a 05/05/2019
Encontro presencial - 27/04/2019
Fórum de debates
Trilha 4 - Política feminista, estratégias de luta e auto-organização das mulheres - 06 a 19/05/2019
Encontro presencial - 11/05/2019
Fórum de debates
Avaliação do curso - 20 a 26/05/2019
Encontro de avaliação - 25/05/2019
*Inscrições*:
As inscrições serão realizadas até dia 22/02/18, às 16h, através do formulário digital:
https://goo.gl/forms/Ta83Yprca4OtP0uJ2
O local dos encontros presenciais será confirmado.
Quaisquer dúvidas, entre em contato por mensagem através da página. https://www.facebook.com/LigaBrasileiradeLesbicasRS/

Nenhum comentário: