10/03/2019

Publicação Selecionadas - Formação Feminista 2019


PROCESSO DE FORMAÇÃO FEMINISTA - 2019
Curso: Política Feminista e Transformação Social


O curso "Política Feminista e Transformação Social" é uma ação no âmbito do projeto "Sociedade Civil Construindo a Resistência Democrática", desenvolvido em consórcio pelo CFEMEA, ABONG, CAMP e financiado pela União Européia. O curso será realizado pela Universidade Livre Feminista e o CFEMEA, com o apoio do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e da Cunhã - Coletivo Feminista. A Liga Brasileira de Lésbicas - LBL é a parceria em Porto Alegre para a execução do curso, onde de forma autônoma irá desenvolver esta formação política feminista.

A LBL/RS realizou inscrições para o curso entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2019, divulgando através de suas mídias o processo seletivo. Através do formulário digital foram acolhidas as inscrições de acordo com o prazo definido na divulgação. Realizamos a seleção das inscritas, estabelecendo como critérios priorizar a participação de mulheres que façam parte dos grupos Não Mexe Comigo que eu Não Ando Só e Promotora Legal Popular – PLP, que tivessem disponibilidade de participar dos encontros aos sábados à tarde, e a diversidade do grupo de formação. As inscrições que não foram contempladas para realização do curso completo (Plataforma Feminista Digital e Encontros Presenciais) podem participar dos encontros presenciais e garantir uma parte da vivencia do curso de Política Feminista e Transformação Social.
Nesta publicação dividimos a divulgação de inscritas em duas modalidades, SEMIPRESENCIAL (Plataforma Feminista Digital e Encontros Presenciais) e PRESENCIAL (Encontros Presenciais). Desta forma, as mulheres selecionadas para a modalidade semipresencial terão acesso a todo o conteúdo do curso. As selecionadas para a modalidade presencial terão acesso ao conteúdo abordado no encontro em que estiver presente. As duas modalidades têm certificação através da Universidade Livre Feminista, que serão disponibilizadas após a conclusão do curso.

Segue abaixo a relação de selecionadas para a modalidade SEMIPRESENCIAL*:
Eduarda Lauryn Manoel Soares
Letícia Uzun Fleischmann
Luana Cruz Cardoso
Maria de Fatima da Costa Silva
Marlaine Teresinha Moreira Peres
Raquel Da silva Prestes
Rosangela Maria Brasil Soares
Simone Almeidinha
Taís Endres
Thamires Flores Scheffer
*As selecionadas serão incluídas em um grupo de e-mails, de acordo com o email informado na inscrição, onde iremos repassar as informações sobre ajuda de custo para deslocamento e acesso à internet. Solicitamos que respondam o email confirmando o recebimento das informações enviadas pela LBL/RS.


Segue abaixo a relação de selecionadas para a modalidade PRESENCIAL*:
Ana Maria Cardoso Soares
Nara Terezinha Soares
Cristiane machado Rodrigues
Cristina Noronha Cury
Elizabete da Rosa
Fernanda Pereira Gil
Juliane Martins Martins
Lilian Martins Iahnke
Nathália Silva da Silva
Norma Berenice Almeida Silva Barros
*Será enviado email individual para confirmar a participação, para o email informado na inscrição.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O CURSO:
Metodologia:
O curso “Política Feminista e Transformação Social” consiste na proposta de um processo de formação política de educadoras feministas, para que estas possam, por sua vez, efetivar um processo local e contínuo de formação e autoformação da militância e ativistas de coletivos e movimentos feministas em vários estados do Brasil.
Ele terá a duração média de 2 meses, em um formato semipresencial: uma parte será desenvolvida pela internet, na Plataforma de Formação Feminista (Moodle) da Universidade Livre Feminista, que conta com mecanismos de acessibilidade para mulheres com deficiência; e a outra vez, de encontros presenciais realizados pela Liga Brasileira de Lésbicas e por outros movimentos e coletivos pelo país.
O curso está estruturado em Trilhas temáticas, que aglutinam um conjunto de questões. Para subsidiar cada Trilha, são disponibilizados materiais diversos: um texto-base de apoio, vídeos, músicas, poesias, artigos, etc. Também são abertos fóruns de discussão, em que a reflexão coletiva e o debate são estimulados por educadoras que acompanham todo o curso. Além disso, na Biblioteca, são disponibilizados outros subsídios para quem desejar aprofundar seus estudos e conhecimentos. Temos ajuda de custo para deslocamento e para acessar lan.

Cronograma:
Chegança - Eu/Nós no mundo: Como me vejo, me sinto no atual contexto
15 a 24/03/2019
  • Encontro presencial
16/03/2019
  • Fórum de apresentações, trocas e autocuidado
Trilha 1 - Analisando a conjuntura: um olhar para a sociedade e o Estado numa perspectiva feminista
25/03 a 07/04/2019
  • Encontro presencial
30/03/2019
  • Fórum de debates
Trilha 2 - Fascismo, Autoritarismo, Conservadorismo e Neoliberalismo: atualidade e seus reflexos na vida das mulheres
08 a 21/04/2019
  • Encontro presencial - cancelado
06/04/2019
  • Fórum de debates
Trilha 3 - Relações sociais de gênero, de raça e de classe: intersecções no/do cotidiano
22/04/ a 05/05/2019
·         Encontro presencial
Encontro com Coletivo Helen Keller e Daiana Cardoso - Sanitarista
27/04/2019
  • Fórum de debates
Trilha 4 - Política feminista, estratégias de luta e auto-organização das mulheres
06 a 19/05/2019
  • Encontro presencial
11/05/2019
  • Fórum de debates
Avaliação do curso
20 a 26/05/2019
  • Encontro de avaliação
25/05/2019


Os encontros presenciais acontecerão na Escola de Enfermagem e Saúde Coletiva – UFRGS (Rua São Manoel, 963, sala 209), exceto dia 27/04 (local será confirmado mais próximo do encontro). As apostilas utilizadas no curso serão disponibilizadas no dia 16/03, nosso primeiro encontro presencial. Ou seja, não se preocupe com o material, pois teremos material para todas as selecionadas.
Caso tenham qualquer dúvida ou necessidade entre em contato através do email lésbicas.lblrs@gmail.com ou através do telefone 51-998363771.

Liga Brasileira de Lésbica - RS

Nenhum comentário: