21/03/2013

Prefeitura de SP estuda adotar 'kit gay' estadual

21/03/2013 13h42 - Atualizado em 21/03/2013 13h45

Material é distribuído a professores para tratar de temas como preconceito.
Kit estadual aborda diversidade sexual e gravidez na adolescência.

Tatiana Santiago e Letícia Macedo Do G1 São Paulo
28 comentários
Callegari e Haddad foram a desfile do SPFW em CEU do Butantã. (Foto: Tatiana Santiago/G1)Callegari e Haddad foram a desfile do SPFW em
CEU do Butantã. (Foto: Tatiana Santiago/G1)
A Secretaria de Educação da cidade de São Paulo estuda adotar o chamado "kit gay" estadual nas escolas da rede municipal. Segundo o titular da pasta, Cesar Callegari, o material, que já é usado por professores estaduais, poderá servir de subsídio aos docentes municipais para que  conteúdos relativos à diversidade sexual e preconceito sejam trabalhados em sala de aula.
"Se for compatível com aquilo que nós acreditamos que seja adequado, dentro de uma discussão ampla com os próprios educadores, a intenção é pedir autorização do governo do estado para utilizar na nossa rede", disse Callegari na manhã desta quinta-feira (21), durante o desfile do estilista Ronaldo Fraga no CEU Butantã, na Zona Oeste, quando acompanhava o prefeito Fernando Haddad (PT).
Segundo a Secretaria Estadual da Educação, que evita a expressão "kit gay", o material composto por cartilhas e vídeos trata de temas como prevenção da gravidez na adolescência, violência, diversidade sexual e preconceito. O material é entregue aos professores para que os temas sejam abordados em sala de aula.
"Nós não estamos elaborando o kit gay. A questão da homofobia é uma questão curricular, como a questão ambiental. Se trata é de um esforço da Secretaria Municipal de Educação como estão sendo orientados os professores que também são nossos, além de serem professores do estado. E nós precisamos conhecer essas orientações curriculares, inclusive sobre o combate á homofobia", explicou o secretário municipal de Educação. Atualmente, segundo Callegari, há 11 mil docentes que acumulam aulas nas redes estadual e municipal.
A elaboração do "kit gay" pelo governo federal foi uma das polêmicas do segundo turno das eleições municipais de São Paulo, em  2012. O candidato do PSDB, José Serra, criticou o material, que foi elaborado pelo Ministério da Educação durante a gestão de Haddad (PT). O "kit gay" seria distribuído nas escolas, mas a iniciativa foi abortada. O "kit gay" estadual, por sua vez, foi elaborado quando Serra era governador paulista.

Nenhum comentário: