quinta-feira, 21 de março de 2013

SEDUC / CREs – Atividades alusivas ao 21 de Março - Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

A Secretaria Estadual da Educação em parceria com as CREs, Assessorias da Educação Afro e Quilombola, reafirma a importância do dia 21 de março, dia escolhido pela ONU como um marco para a eliminação da Discriminação Racial, sendo instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Esta é uma data para ser lembrada, discutida, refletida com a sociedade sobre a situação do negro no tocante à conquista de direitos, ao acesso aos bens e riquezas cultuais e materiais, e à permanência nos espaços emblemáticos de representatividade política e educacional.

Dizer da importância desta data é, refletir sobre um massacre sofrido por pessoas negras em busca, tão somente, da afirmação da sua humanidade, traduzida na igualdade de fato e de direito. Também, é refletir sobre essas situações mais contundentes, mas é, também, considerar a trajetória dos negros brasileiros que empenharam suas vidas para combater o racismo no País, é refletirmos a respeito das ações propostas promovendo e preservando os legados da história e culturas africanas na sociedade brasileira, contribuindo para a igualdade de direitos e de oportunidades dos afro brasileiros.

Atividades propostas:

21/03 – Atividades nas escolas com orientação das CREs de:

- exibição do filme com ciclo de debates: "Histórias Cruzadas" - anos finais do ensino fundamental e ensino médio(médio politécnico, curso normal, integrado e profissional)- O filme trata da problemática do Racismo. Uma jornalista resolve escrever um livro sobre a perspectiva da discriminação vivenciada por empregadas negras.

22/03 – Documentário "SOU"/ Oliveira Silveira- documentario sobre o ativista do movimento negro e idealizador do 20 de novembro, com ciclo de debates - anos finais do ensino fundamental e ensino médio(médio politécnico, curso normal, integrado e profissional)

- cotação de histórias e atividades lúdicas - anos/séries iniciais do ensino fundamental – livros "Cabelo de Lelê", "Africa para crianças 1 e 2", "Os sete novelos";

- palestras em escolas com convidados representantes do movimento social negro e outros profissionais, com o tema: "Saúde da População Negra".

23/03 – parceria com a TVE, será exibido sábado, às 14H, o Filme: " Abdias do Nascimento, Memória Negra " , foi orientado que todas as CREs repassem a data e horário desta exibição para as escolas de sua abrangência que participam do Projeto Escola Aberta, para que promovam não só um momento de assistir o filme, mas promovendo um debate relacionando com o tema do dia 21 de março.

**Cada escola irá organizar o seu espaço/tempo conforme orientação das CREs e de acordo com as atividades que serão realizadas.

Nenhum comentário:

ESTAMOS DE OLHO!

Pesquisa do Senado sobre a PLC 122/06 que criminaliza a HOMOFOBIA:

Os resultados da pesquisa de opinião realizada pelo Senado Federal a respeito da PL 122/06, que criminaliza a homofobia e outros crimes de discriminação, ainda não foram divulgados.

Isso nos preocupa um pouco, na medida em que os resultados acompanhados em tempo real pelo site, durante o mês de novembro, em vários momentos retrocederam em números reais.
Órgãos da imprensa noticiavam tentativa de invasão e possíveis alterações dos resultados (favorecendo o NÃO ao projeto).
Mandamos - novamente - mensagem ao "Alô Senado" esta semana para saber o que realmente ocorreu e ficaremos acompanhando suas respostas já que este projeto, além de interesse público geral, é de interesse específico das mulheres lésbicas de todo o país.

PESQUISA - divulgação de resultados

PESQUISA - divulgação de resultados
02 locais e horários diferentes em Porto Alegre, dia 11-05

Feministas unificam apresentação da pesquisa!

A apresentação da pesquisa "Mulheres Brasileiras nos espaços Públicos e Privado" será apresentada para TODO O MOVIMENTO FEMINISTA num único horário em POA:
11-05, das 9 às 11h30, no Auditório da CUT-RS.

Adote esta campanha!

Adote esta campanha!
Acorda Congresso!

Pela Aprovação do PLC122/06

Pela Aprovação do PLC122/06
Vote a favor do projeto pelo link http://www.naohomofobia.com.br/

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
16 dias de ativismo

Homens pelo fim da Violência contra as mulheres

Homens pelo fim da Violência contra as mulheres
http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

MANIFESTO LÉSBICO FEMINISTA ANTI-CAPITALISTA

29 de Agosto de 2008
Cique AQUI para acessar