21/03/2013

SEDUC / CREs – Atividades alusivas ao 21 de Março - Dia Internacional de Luta pela eliminação da Discriminação Racial

A Secretaria Estadual da Educação em parceria com as CREs, Assessorias da Educação Afro e Quilombola, reafirma a importância do dia 21 de março, dia escolhido pela ONU como um marco para a eliminação da Discriminação Racial, sendo instituído o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Esta é uma data para ser lembrada, discutida, refletida com a sociedade sobre a situação do negro no tocante à conquista de direitos, ao acesso aos bens e riquezas cultuais e materiais, e à permanência nos espaços emblemáticos de representatividade política e educacional.

Dizer da importância desta data é, refletir sobre um massacre sofrido por pessoas negras em busca, tão somente, da afirmação da sua humanidade, traduzida na igualdade de fato e de direito. Também, é refletir sobre essas situações mais contundentes, mas é, também, considerar a trajetória dos negros brasileiros que empenharam suas vidas para combater o racismo no País, é refletirmos a respeito das ações propostas promovendo e preservando os legados da história e culturas africanas na sociedade brasileira, contribuindo para a igualdade de direitos e de oportunidades dos afro brasileiros.

Atividades propostas:

21/03 – Atividades nas escolas com orientação das CREs de:

- exibição do filme com ciclo de debates: "Histórias Cruzadas" - anos finais do ensino fundamental e ensino médio(médio politécnico, curso normal, integrado e profissional)- O filme trata da problemática do Racismo. Uma jornalista resolve escrever um livro sobre a perspectiva da discriminação vivenciada por empregadas negras.

22/03 – Documentário "SOU"/ Oliveira Silveira- documentario sobre o ativista do movimento negro e idealizador do 20 de novembro, com ciclo de debates - anos finais do ensino fundamental e ensino médio(médio politécnico, curso normal, integrado e profissional)

- cotação de histórias e atividades lúdicas - anos/séries iniciais do ensino fundamental – livros "Cabelo de Lelê", "Africa para crianças 1 e 2", "Os sete novelos";

- palestras em escolas com convidados representantes do movimento social negro e outros profissionais, com o tema: "Saúde da População Negra".

23/03 – parceria com a TVE, será exibido sábado, às 14H, o Filme: " Abdias do Nascimento, Memória Negra " , foi orientado que todas as CREs repassem a data e horário desta exibição para as escolas de sua abrangência que participam do Projeto Escola Aberta, para que promovam não só um momento de assistir o filme, mas promovendo um debate relacionando com o tema do dia 21 de março.

**Cada escola irá organizar o seu espaço/tempo conforme orientação das CREs e de acordo com as atividades que serão realizadas.

Nenhum comentário: