26/12/2011

Estado inclui companheiros do mesmo sexo como dependentes do IPE

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou por unanimidade, na última quarta-feira (20/12) o Projeto de Lei 406 2011 que estende os benefícios previdenciários para companheiros do mesmo sexo e também para maridos de servidoras públicas. O PL reconhece o direito de tratamento isonômico no âmbito previdenciário conforme posicionamento do Supremo Tribunal Federal. O benefício, tanto para casais homoafetivos como para os maridos de servidoras, será concedido se comprovada a dependência econômica
do companheiro(a).
Para o presidente do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do
Sul (IPE), Valter Morigi, a aprovação do projeto demonstra a modernização
das ações do Estado. "Este reconhecimento comprova que o Estado está atendo às novas configurações familiares. Antigamente havia a compreensão de que o homem era o provedor da família e, por outro lado, nas relações homoafetivas era necessário buscar o benefício judicialmente".

O PL amplia o rol dos dependentes apenas com relação à previdência estadual, pois o benefício do IPE Saúde já era reconhecido pelo Instituto que é vinculado à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH).

Nenhum comentário: