23/12/2011

Conferências e a nossa luta - por Naiara Malavolta

Esta semana que passou foi muito intensa.
A 3a. Conferência de Mulheres tinha aproximadamente 3000 mulheres e o debate foi muito produtivo e profundo, sobretudo nos grupos de trabalho.
A área de circulação era grande e tínhamos artesãs espealhadas por todo o evento. Fizemos manifestações coletivas, encontramos muitas feministas e muitas lésbicas de diversos movimentos, algumas assumidas, outras aindo oprimidas pelo heterofeminismo, lutando pelo aborto, mas dentro de seus respectivos caracóis sexuais (contradição, hein??), mas, infelizmente, ainda é assim que muitas atuam.
A confusão inicial, causada pela diferenciação de tratamento entre as delegadas (algumas em hotéis de luxo, outras em alojamentos precários) foi se dirimindo por conta do quanto tínhamos para debater e afinar durante o evento.
No CNTI onde eu fiquei com parte da delegação do RS, conseguimos - gaúchas com duas cariocas - armar uma grande confraternização, fazendo um churrasco para 169 mulheres, com muito som, muito papo e muita parceria: quando estávamos arrecadando o dinheiro para comprarmos carne a gente dizia: "não vai ter pratinho, não vai ter salada, não vai ter farinha ... é petiscagem, feita tarde da noite, após o final dos trabalhos do dia da conferência"; todas entenderam, todas se solidarizaram pelo trabalho de quem estava assando; todas se divertiram . .  foi lindo! E mesmo acabando tarde, não atrapalhou em nada a disposição das militantes para o dia seguinte, porque, aifnal, somos MILITANTES!
Nos trabalhos, garantimos a permanência do Eixo 9, que trata do enfrentamento ao Machismo, Racismo e Lesbofobia, além da transversalização destes temas em todos os outros eixos; grande vitória! E, claro, após uma confusão desnecessária, com posicionamento equivocado de algumas feministas pelas quais eu tenho o maior respeito, passamos a Descriminalização e a Legalização do Aborto! Saímos de lá com todas as nossas pautas garantidas e com a grande tarefa de dar a linha para o Governo na aplicação das políticas para as mulheres que NOS interessa. Quer dizer: teremos muito trabalho pela frente!


Claro que nem tudo foi pérolas: o debate do aborto foi truncado, a interefência do Governo muito forte - muito além do que se esperava e era desejado, com muitos momentos de tensionamento desnecessários -  e ainda tivemos de ouvir em alguns grupos e nos corredores que as Lésbicas deveriam deixar para discutir suas pautas na Conferência LGBT, como se nós não fôssemos mulheres! Também teve quem pedisse banheiros separados para as lésbicas, pode??. Pra nós, tudo bem, bastava elas irem para outro, certo?? - hehe
Saindo dali fomos (a LBL) direto para a 2a. Conferência LGBT: 530 delegados e delegadas. Muito trabalho durante a aprovação do regimento, para evitar problemas que já havíamos detectado na Conferência de Mulheres. A discussão central era se tiraríamos apenas 5 diretrizes e cinco propostas prioritárias ou se todas as propostas, fruto da discussões nos estados e municípios, seriam avaliadas e votadas. Infelizmente, a falta de entendimento de algumas pessoas da comissão organizadora, que ainda mantinham na cabeça o que estava no regimento ANTES da mudança - mudança esta que garantia o debate e votação de tudo, mais as cinco diretrizes e as cinco propostas prioritárias por diretriz - provocou um grande impasse que quase põe tudo a perder. Por sorte, alguns (as) membros da comissão mantiveram a lucidez e conseguimos ir para a plenária final com avanços importantes, como a criação de eixo próprio para debater o Machismo, Racismo e Lesbofobia também nas próximas conferências LGBT (a exemplo do que ocorre na Conf. de Mulheres, com o eixo 9); aprovamos ainda o alinhamento com as decisões do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (o que foi, no meu entendimento, a grande vitória!) e reforçamos a PLC 122/06, rejeitando o substitutivo apresentado por Marta Suplicy.
Em termos de articulação, grandes vitórias com a reunião de todas as Lésbicas antes dos debates em grupo, chamada pela LBL, e também a reunião com os e as Trasnsexuais ... muito legal poder conversar no "teti-a-teti" com esse povo.
Temos certeza que saímos destes espaços das Conferências fortalecidas para as lutas que virão em 2012.
Agora é deixar o ano se trasnformar em outro, curtindo um pouco a vida pessoal e, na sequência, nos prepararmos para o FSM - onde pretendemos reunir novamente as lésbicas - e o 08 de março.
Que venha 2012!

Nenhum comentário: