sexta-feira, 5 de março de 2010

PESQUISA DO NUPACS/UFRGS, EM PARCERIA COM A LBL E CANDACES, GERA CAMPANHA PELA SAÚDE DE MULHERES LÉSBICAS E BI-SEXUAIS

Durante um ano e meio, utilizando verbas do PN DST/AIDS do Ministério da Saúde, o NUPACS/UFRGS – Núcleo de Pesquisas da Antropologia do Corpo e da Saúde, coordenou uma pesquisa sobre saúde da população lésbica.
Em parceria com a LBL – Liga Brasileira de Lésbicas e CANDACES – Coletivo de Lésbicas Negras, a pesquisa buscou ouvir profissionais da saúde e mulheres que fazem sexo com mulheres, usuárias do SUS, para obter dados qualitativos sobre o tema.
Os dados mostram questões importantes para a definição de políticas públicas de saúde para esta população, considerando a diversidade sexual como indicador para criar estas políticas.

A partir dos dados coletados, buscou-se socializar os resultados através de uma campanha nos meios de comunicação de massa, construída coletivamente com o apoio da Prefeitura de Porto Alegre - através das SMDHSU, SMS e Governança Local - e de entidades de representação de médicos (SOGIRGS) e de funcionários de saúde (SINDISAÚDE e FEESERS).

Desenvolvida pela Patuá Comunicação Responsável, chegou-se a uma campanha composta por peças que buscam sensibilizar mulheres e profissionais da saúde, com o slogan «Saúde não combina com preconceito».
Buscando uma estratégia ousada de comunicação, foram fotografadas mulheres lésbicas, militantes da causa, assumidas e felizes com sua orientação sexual.
As imagens foram captadas em um clima descontraído, objetivando mostrar a diversidade comportamental do público-alvo.
Há também spots de rádio, cartazes, cartões postais direcionado às mulheres, bus door e um folder especialmente voltado para a classe médica, com dicas importantes sobre o acolhimento e tratamento para esta população.
Pela primeira vez em Porto Alegre a comunidade terá acesso a uma campanha de massa sobre o tema da lesbianidade, transparente, forte e posicionada, baseada em dados da academia.

Uma parceria exitosa entre Movimentos Sociais, Academia e Órgãos Públicos de Saúde, educando a população para a inclusão social, a diversidade e a tolerância.

Espera-se que muitas vidas sejam salvas com esta campanha, já que doenças como o câncer de mama – tão comum no RS - de colo de útero e de endométrio mutilam e matam centenas de mulheres por ano, um alerta para toda a sociedade!

Lançamento da campanha:
Dia 08 de março, com o lançamento do blog (www.lblsaudelesbica.blogspot.com) linkado no blog da liga (www.lblrs.blogspot.com).

Contatos para Informações:
Roselaine Silva: roselainesilva.silva@yahoo.com.br  - (51) 9844 6408 e
Claudete Costa: claudette13costa@gmail.com – (51) 9145.1206.

Nenhum comentário:

ESTAMOS DE OLHO!

Pesquisa do Senado sobre a PLC 122/06 que criminaliza a HOMOFOBIA:

Os resultados da pesquisa de opinião realizada pelo Senado Federal a respeito da PL 122/06, que criminaliza a homofobia e outros crimes de discriminação, ainda não foram divulgados.

Isso nos preocupa um pouco, na medida em que os resultados acompanhados em tempo real pelo site, durante o mês de novembro, em vários momentos retrocederam em números reais.
Órgãos da imprensa noticiavam tentativa de invasão e possíveis alterações dos resultados (favorecendo o NÃO ao projeto).
Mandamos - novamente - mensagem ao "Alô Senado" esta semana para saber o que realmente ocorreu e ficaremos acompanhando suas respostas já que este projeto, além de interesse público geral, é de interesse específico das mulheres lésbicas de todo o país.

PESQUISA - divulgação de resultados

PESQUISA - divulgação de resultados
02 locais e horários diferentes em Porto Alegre, dia 11-05

Feministas unificam apresentação da pesquisa!

A apresentação da pesquisa "Mulheres Brasileiras nos espaços Públicos e Privado" será apresentada para TODO O MOVIMENTO FEMINISTA num único horário em POA:
11-05, das 9 às 11h30, no Auditório da CUT-RS.

Adote esta campanha!

Adote esta campanha!
Acorda Congresso!

Pela Aprovação do PLC122/06

Pela Aprovação do PLC122/06
Vote a favor do projeto pelo link http://www.naohomofobia.com.br/

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
16 dias de ativismo

Homens pelo fim da Violência contra as mulheres

Homens pelo fim da Violência contra as mulheres
http://www.homenspelofimdaviolencia.com.br/

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

MANIFESTO LÉSBICO FEMINISTA ANTI-CAPITALISTA

29 de Agosto de 2008
Cique AQUI para acessar