30/11/2013

DEBATE: ENFRENTANDO O MACHISMO O RACISMO E A LESBOFOBIA. [1 Anexo]

A Frente Parlamentar Pró Eliminação de Todas as Formas de Violências Contra as Mulheres, em conjunto com o COMDIM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Município de Porto Alegre e com a LBL-RS - Liga Brasileira de Lésbicas CONVIDAM para o DEBATE sobre o Eixo9 do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres: ENFRENTANDO O MACHISMO O RACISMO E A LESBOFOBIA.

Com a participação das Secretarias de Políticas para as Mulheres do Município de Porto Alegre e do RS, além de diversas redes e organizações de representação de mulheres, de feministas, de negras e de lésbicas apresentando DIAGNÓSTICOS e debatendo PERSPECTIVAS no avanço das políticas públicas para todas as mulheres, a partir das Conferências já realizadas.

Dados divulgados no início de novembro de 2013 pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontam que o número de ESTUPROS no país supera o número de homicídios dolosos.

As denúncias de violência doméstica foram, em 2012, 18% maiores do que no ano de 2011 e especialistas admitem que estes dados ainda são fruto de sub notificação, consequência do medo e do desemparo, provocados pela quase inexistência de políticas públicas voltadas às mulheres em muitos municípios Brasileiros.

A invisibilidade das mulheres negras e das lésbicas, a desigualdade no mercado do trabalho e na política, a falta de acesso a financiamentos, emprego e renda, a responsabilidade quase exclusiva do cuidado dos filhos, da família e da casa, associados a uma jornada de trabalho que não considera a nossa dupla jornada estão no centro da discussão para mulheres rurais e urbanas, negras, índias ou brancas, lésbicas ou heterossexuais, religiosas ou ateias, de povos tradicionais ou populações ribeirinhas.

Nosso desafio neste debate é analisarmos, à luz das decisões das Conferências realizadas, os dados sobre políticas implantadas pelos governos e as carências observadas pelos movimentos sociais. nossas perspectivas na caminhada rumo à igualdade e ao respeito pleno entre homens e mulheres, através da erradicação de todas as formas de violência, segregação ou discriminação contra as mulheres e meninas.

DIA: 02/12/2013

LOCAL: Plenário Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre

HORÁRIO: das 9 às 12hs – às 8h esperamos tod@s com um delicioso café da manhã!

Será fornecido CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO de 3h de Formação

Informações:

Câmara POA – Gab. Ver. Alberto Kopittke: 3220-4257

LBL-RS – COMDIM-POA



-

Nenhum comentário: