31/07/2013

5a. JORNADA LÉSBICA FEMINISTA do RS e 7a. MARCHA LÉSBICA DE POA

Em agosto de 2012, durante a 4a. Jornada Lésbica Feiminista, a LBL-RS, em conjunto com o Grupo Nuances, Somos, Igualdade-rs Travestis Transexuais, recebeu tod@s as candidaturas à Prefeitura de Porto Alegre em um evento que apresentou a CARTA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS LGBT aos candidatos.
Nesta carta apresentamos as prioridades do movimento LGBT para os futuros governantes de nossa cidade:

AGENDA PRIORITÁRIA PARA O MOVIMENTO LGBTT
1 - Adequação dos currículos escolares para educação voltada para as diversidades, respeitadas as dimensões de gênero, raça e etinia, geracional, portadores de deficiência identidade de gênero e orientação sexual.
2 - Garantir formação extensiva e continuada de agentes públicos, sobretudo aqueles que lidam com educação, saúde e segurança pública, sobre a temática da diversidade sexual, de forma que possam e respeitar as pessoas LGBTs e os Direitos Humanos
3 - Criação do Conselhos Municipais LGBTs, com caráter deliberativo, no que diz respeito as ações municipais voltadas para esta população, de acordo com as diretrizes do Conselho nacional LGBT recentemente aprovadas.
4 - Integração de todas as áreas de governo, em especial entre as áreas de educação, saúde e segurança, para implentação das ações voltadas à população LGBT e nossas especificidades, respeitadas as dimensões de gênero, raça e etnia, geracional, portadores de deficiência identidade de gênero e orientação sexual.
5 - Criação de selos municipais para estabelecimentos comerciais que respeitem as pessoas LGBTs, criando espaços de socialização livres de preconceito e discriminação.
6 - Edição de Leis Municipais de combate à Homo, Lesbo e Transfobia, bem como divulgação destas Leis e outras Leis Estaduais e Nacionais que amparem às pessoas vítimas de preconceito (como a Lei Estadual 11.872/2002, ou o artigo 150 da LO de POA).
7 - Campanhas permanentes que combatam o preconceito e possibilitem a convivência com a diversidade, respeitando as dimensões de gênero, raça e etnia, orientação sexual, identidade de gênero e pessoas com deficiência
8 - Integração com o disque 100 da SNDH-BR, mapeando as violências ocorridas no município, em especial aquelas cometidas contra LGBTs e Mulheres, e resultantes de preconceito de raça e etnia, de lesbo, homo ou transfobia.
9 - Fomento às paradas, marchas e jornadas pela Diversidade, bem como às ações de formação, cultura e apoio à juventude LGBT
10 - Combate a todas as formas de violência contra as mulheres, com atenção especial às DEMs, efetivando a implementação da Lei Maria da Penha em todos os Municípios
11 - Manifestação das candidaturas que combatem os fundamentalismos religiosos, econômicos e sociais a favor do estado laico, da inclusão social e do respeito às diversidades.

Chegada a 5a. Jornada Lésbica Feminista, as vésperas do mês de Agosto de 2013, pouca coisa avançou na Cidade, no Estado e no País.
Os avanços percebidos se deram muito em função das decisões do Judiciário, já que os executivos e os legislativos (em todos os níveis) acovardam-se diante da ofensiva fundamentalista, que toma de assalto importantes espaços de debate e decisão política.

Por esse motivo, a 5a. Jornada Lésbica Feminista deste ano está sendo realizada sem buscar e sem aceitar APOIO dos governos Municipal, Estadual e Federal, contanto EXCLUSIVAMENTE com a parceria dos MOVIMENTOS SOCIAIS ORGANIZADOS.

Não precisamos de APOIO PARA EVENTOS. Estes nós, ativistas políticas que somos, podemos realizar às nossas próprias custas.

Dos Governos queremos POLÍTICAS DE ESTADO, que retirem lésbicas, gays, travestis e transexuais da invisibilidade. Que promovam a Igualdade Social e Racial que tanto queremos. Que eduque para as DIVERSIDADES de gênero, raça/etnia, orientação sexual, identidade de gênero e necessidades especiais/descapacidades, geracional e social.

Os sorrisos e promessas dos governos NÃO NOS SERVEM se não vierem acompanhadas de medias efetivas para a promoção das LIBERDADES LAICAS que garantem a DEMOCRACIA.

O Centro do Debate da 5a. Jornada Lésbica Feminista é o EIXO9 do Plano Nacional de Direitos das Mulheres (Enfrentamento ao Machismo, Racismo e Lesbofobia), através do qual colocamos em pauta os fundamentalismos que evitam os avanços que buscamos alcançar.

"TIREM SUAS DOUTRINAS DE NOSSAS VAGINAS. TIREM SEUS ROSÁRIOS DE NOSSOS OVÁRIOS" É o MOTE desta Jornada.

CONVIDAMOS A TOD@AS AS ATIVISTAS FEMINISTAS (Lésbicas, bissexuais e heterossexuais) a juntarem-se a nós nesta empreitada, cuja ação central será a 7a. MARCHA LÉSBICA FEMINISTA de POA, dia 25 de Julho de 2013, 16h (com concentração a partir das 12h) no Espelho Dágua do Parque da Redenção em Porto Alegre.


JUNTAS SOMO INVENCÍVEIS!

Nenhum comentário: