08/03/2013

Homofobia em livro didático

Ceará
ABGLT denuncia homofobia
em livro didático

07.03.2013

Texto: Redação

Denúncia foi encaminhada ao Ministério Público do Ceará
Denúncia foi encaminhada ao Ministério Público do Ceará
A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) denuncia material didático com conteúdo homofóbico no Colégio Farias Brito, de Fortaleza.
Uma apostila que mostra imagem de dois meninos e de duas meninas com os dizeres "repulsão" foi usada durante uma aula de física do terceiro ano do ensino médio.
Toni Reis, secretário de Educação da ABGLT, afirma que a apostila é um incentivo ao preconceito. "As pessoas precisam ter a clareza que homofobia não é apenas matar, discriminar, mas também fazer esse tipo de exemplo pejorativo. Esse exemplo de que o igual não pode se atrair."
Segundo Reis, o aluno do colégio cearense que fez a denúncia se sentiu ofendido pelo material apresentado e pelo comportamento do professor. "Esse garoto contou que o professor fez chacota em sala de aula do material. Ele se sentiu totalmente agredido", disse.
A entidade encaminhou a denúncia ao Ministério Público do Ceará e ao Ministério da Educação pedindo a averiguação do caso.
Ao portal "UOL", o diretor superintendente do colégio, Tales de Sá Cavalcante, acredita que a denúncia tenha partido de uma instituição de ensino concorrente e negou qualquer conteúdo homofóbico no material. "Se a gente quisesse fazer referência ao homossexualismo (sic), colocaríamos dois gays no carnaval, o que nós colocamos foi a imagem pura de duas crianças. Se a gente fosse homofóbico, a gente usaria essa referência nas apostilas de biologia".

Nenhum comentário: