20/03/2013

Documentário Abdias Nascimento, Memória Negra é exibido pela TVE




A trajetória de uma das maiores lideranças do movimento negro brasileiro, Abdias Nascimento (1914-2011), é o foco do documentário Abdias, Memória Negra, que será exibido pela TVE neste sábado, 23 de março, às 14h. A veiculação da obra é alusiva ao 21 de março, Dia Internacional de Luta Contra o Racismo.

Uma parceria entre a Fundação Cultural Piratini e a Secretaria do Estado da Educação possibilita essa veiculação e prevê também diversas atividades em escolas do Rio Grande do Sul promovidas pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). As ações tem o objetivo de fortalecer a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece as diretrizes da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática sobre História e Cultura Afro Brasileira. 

O dia 21 de março é um marco mundial para reflexão e debates sobre o combate à discriminação racial. No mesmo dia, em 1960, em Sharpeville, na África do Sul, 20 mil trabalhadores faziam uma manifestação contra a Lei do Passe, que obrigava o uso do cartão de identificação para circulação da população negra no país. Além disso, os estudantes se negavam a estudar no dialeto africâner, idioma dos colonizadores racistas. O exército sul africano abriu fogo contra a multidão matando 69 pessoas e ferindo outras 189.

Sobre o documentário Abdias Nascimento, Memória Negra

O filme conta a trajetória de Abdias Nascimento, histórico militante negro, nascido em 1914, cuja obra e atuação política ao longo do século XX são essenciais para a compreensão da importância do negro na sociedade brasileira.

Tendo como eixo central um depoimento gravado em 2005, o filme registra passagens importantes da trajetória de vida de Abdias em defesa do povo negro, intercalando sua narrativa a fatos marcantes da organização do Movimento Negro no Brasil, que se tornou referência para várias gerações.

Reprise
Direção/roteiro/pesquisa: Antonio Olavo
Duração: 95min
Ano: 2008

Nenhum comentário: