28/01/2013

Reino Unido tem projeto de lei para legalizar o casamento gay

Projeto de lei também permite que atuais uniões civis entre pessoas do mesmo sexo sejam transformadas em casamento | Foto: Mm.Toronto/Flickr

Da Redação

O governo do Reino Unido demonstrou planos para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A secretária de cultura Maria Miller afirmou, nesta sexta-feira (25), que a mudança legislativa iria garantir tratamento "igualitário e justo" para casais homossexuais e, ao mesmo tempo, proteger instituições religiosas que não querem realizar cerimônias de casamento para esse grupo.

Mas o projeto de lei deve encontrar grande resistência de um grupo significativo de legisladores conservadores, que acreditam que o casamento deve ser apenas entre um homem e uma mulher. Para Miller, "o casamento é extremamente importante neste país – um país que mudou através da história, e continua a mudar."

"Os valores do casamento unem famílias e comunidades e trazem estabilidade", afirmou a secretária. Ela acredita que o casamento entre pessoas do mesmo sexo irá fortalecer ainda mais a importância do casamento na sociedade britânica.

Miller ressaltou que o projeto de lei protege a liberdade de religião e não obriga igrejas a casarem pessoas do mesmo sexo. A medida também permite que uniões civis sejam convertidas em casamento e que pessoas possam alterar seu gênero legalmente sem precisar terminar suas uniões.

Legisladores votarão pela primeira vez quando o projeto de lei for lido pela segunda vez na Câmara, no dia 5 de fevereiro.

Com informações do Guardian


Nenhum comentário: