02/12/2011

Noticias da 14ª CNS - Lurdinha Rodrigue LBL-SP, meu!

Escrevo sem medo de ser feliz sobre esses dias em Brasília.... apenas para compartilhar internamente um pouquinho do que acontece por aqui...

Ando emocionada com o que somos capazes de fazer quando estamos em coletivo. Encontros, conversas e articulações todos os dias. As companheiras da LBL fazem a diferença por onde passam.
Ontem nos reunimos no almoço, uma soma de forças LGBT: LBL – Claudete, Edlene, Lu Bezerra, Lurdinha, Pandora e Veronica / Grupo Gata do Amapá – Simony / Grupo gay do Amapá – Luciano / Artgay e ABGLT – Léo Mendes / meninos (não sei o nome) do Pará / + mais pessoas que circularam, se aproximaram, tiraram fotos (tb não sei o nome nem de onde), pegaram contatos. Estamos nos integrando aos poucos na 14ª Conferencia Nacional de Saúde. O primeiro encontro LGBT na conferencia definiu sua representação para falar no ato em defesa do SUS – por consenso e indicação externa respaldada pelas compas da LBL – fui indicada para falar em nome do mov. lgbt no ato. Nos fizemos presentes de forma bem visível (muitos guarda-chuvas do arco-iris que serviram bastante quando a chuva caiu).
Hoje pela manhã foi bem emocionante a abertura da conferência, desde a chamada das mestres de cerimônia, as travestis Janaina Lima (SP) e Keila Simprson (BA) em referencia ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, presença das ministras Iriny Lopes e Luiza Bairros, passando pela fala primorosa da companheira Jurema Werneck, coordenadora geral da conferencia. Aqui podíamos usar a famosa expressão: "nunca antes neste país uma conferencia nacional de saúde teve em sua abertura travestis como mestre de cerimônia, nem tampouco uma mulher negra usuária como coordenadora geral da conferencia. Muitas coisas tem acontecido por aqui, mas posso arriscar que a marca dessa conferencia já é da diversidade – mulheres, lgbts, pop. Negra, pop. do campo, ribeirinhas, quilombolas, transexuais masculinos painelistas, usuários dando o tom da conferencia. É muita coisa bacana.
Hoje tb estivemos presentes e bastante visíveis no Café com Idéias no espaço saúde e cultura da conferencia, na tenda Paulo Freite, transmitido ao vivo pela MTV. Foi assinada a portaria para implementação do Plano Operativo da Política Nacional de Saúde LGBT pelo Ministro da Saúde, CONASS e CONASEMS. Presença de Preta Gil, Ziraldo que lançou o selo em alusão à luta contra a AIDS. O movimento LGBT estava presente com várias representações, a LBL tb. Muita, muita gente na tenda, incluindo o povo da enfermagem em manifestação pelas 30 horas.
Temos alguns desafios a resolver – problemas de infra (som, espaço....), problemas políticos – há grupos empenhados pelo fracasso da conferencia.
Terminamos a reunião da comissão organizadora já passava muito da meia-noite. Estou bem cansada, abaixo seguem alguns links com matérias interessantes. As companheiras aqui presentes que puderem, complementem.
Extra-conferencia: ontem à noite, após lermos mensagem de Goretti na lista, fizemos uma conversa coletiva (Claudete, Edlene, Lu Bezerra , Lurdinha e Veronica) a respeito das indicações para a III CNPM. Fomos em comissão hoje à tarde na reunião do CNDM, na SPM conversar pessoalmente as sugestões para a companheira Goretti e juntas fizemos uma conversa com as conselheiras da MMM (Claudia Prates) e Vera Machado (economia solidária e do PT) sobre as sugestões da LBL, já postadas por Goretti na lista.
Quero registrar que é fundamental contar com as Baluartes LBLeanas que estão por aqui e com o apoio das que não puderam vir. Um beijo em todas.
Lurdinha Rodrigues






Café com Ideias



Bate-papo sobre preconceito anima 14ª CNS



Portaria da Política de Saúde Integral da População LGBT foi assinada no evento



Com uma plateia diversificada e participativa, o Café com Ideias – mesa redonda com participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e representantes da sociedade civil – discutiu o preconceito. Gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, negros, índios e pessoas vivendo HIV/aids reuniram-se nesta quinta-feira (1º de dezembro), em Brasília, durante a 14ª Conferência Nacional de Saúde.



Durante o evento, também foi assinada a portaria que institui a Política Nacional de Saúde Integral População LGBT e apresentada a cartilha "Por toda a sua Vida". A publicação foi ilustrada pelo cartunista Ziraldo e produzida pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Na cartilha, são enfocadas as formas de infecção do HIV e os meios mais eficientes para prevenir a aids. O material também explica sobre como proceder caso a pessoa seja infectada pelo vírus.



O bate-papo foi moderado pelos locutores Gislaine Martins e Ricardo Sam, da rádio Transamérica. O ministro Padilha, Ziraldo e a cantora Preta Gil se juntaram a representantes da sociedade civil para falar sobre o tema "Aids e Diversidade: Rompendo Preconceitos". O coordenador da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/aids, José Rayan, a ativista da Liga Brasileira de Lésbiscas, Lourdinha Rodrigues, e o militante gay da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Vítor Wolf, contaram suas experiências de enfrentamento ao preconceito e responderam a perguntas do público sobre prevenção, saúde e igualdade de gênero.



Para Preta Gil, o preconceito é o grande mal do universo. "É preciso, sim, estar atento aos jovens gays que, por medo de sofrer preconceito e até mesmo violência, acabam se tornando mais vulneráveis ao vírus da aids", destaca. O ministro da Saúde também chamou a atenção para o problema. "O preconceito é o que mais limita o ser humano a usar suas potencialidades com ele mesmo e com os outros", conclui.



Fonte: http://www.aids.gov.br/noticia/2011/bate_papo_sobre_preconceito_anima_14a_cns

Nenhum comentário: