Lutar por bens comuns e serviços públicos significa afirmar a responsabilidade do Estado na garantia de direitos como saúde, educação, moradia e ao saneamento básico.
A água é um bem público que deve ser utilizado de forma democrática e responsável.
Os serviços de água não se organizam mais segundo o critério do "direito à água potável" ou à saúde da população. Pelo contrário, são comercializados por corporações transnacionais para as quais a prioridade é o lucro. A recente imposição da água engarrafada como um hábito dos consumidores, ou como a única forma de ter acesso à água potável e bebível, é um exemplo emblemático da invasão da lógica capitalista sobre nossos direitos e necessidades básicas.
Por isto é muito importante que a Marcha continue este debate que permeou nossa Ação 2010 e faz parte da nossa Plataforma de 2010 para os próximos anos. Precisamos nos somar aos debates que acontecem em todo o Estado sobre o tema da privatização e envolva outros movimentos sociais, assim como os legislativos.
O processo está muito avançado em alguns municípios e outros andando.
Já tem edital em Uruguaiana e Sta Cruz, encaminhamentos nas prefeituras de Rio Grande, São Gabriel, São Borja, São Luiz Gonzaga, Erechim, Sta Maria., e outros podem já estar em andamento também.
Em Sta Cruz a CORSAN não pode entrar
na licitação pelos critérios colocados, está excluida, por exemplo, e as grandes transnacionais já estão se habilitando.
Até o momento, o Sindiágua e a APCEF estão fazendo este debate, assim como alguns movimentos ambientalistas e precisamos correr pois os envelopes das empresas concorrentes em Sta Cruz tem prazo para entrega até 15/02/2001.
Em Porto Alegre, ficou agendada reunião no dia 19/01, às 15h no Sindiágua* sobre os processos de privatização da água no RS.
Saudações socialistas e feministas.
Claudia Prates
p/ executiva da MMM RS
* Endereço: Tv Francisco Leonardo Truda, 40/154 – 15° andar - Bairro Centro - Porto Alegre - RS
A LBL ACEITA O CONVITE E REPPASSA A TODAS. COMPAREÇam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário