A Lei Maria da Penha é uma das maiores conquistas das mulheres nos
últimos 20 anos no Brasil. Importante porque coloca na pauta do dia a
questão da violência contra as mulheres e porque pune agressores
oferecendo proteção legal às mulheres vítimas de violência, em
especial a violência doméstica.
Pois bem, a Secretaria de Políticas para as Mulheres premiou a AVON
(Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei
Maria da Penha), em detrimento de dezenas de entidades do movimento
social que fazem um trabalho contundente de divulgação e na formação
para o uso da Lei Maria da Penha, porque esta empresa - multinacional
que desrespeita os direitos trabalhistas de milhares de mulheres,
oferecendo um trabalho precarizado e sem qualquer vínculo - por
desenvolver uma campanha que, na essência, VENDE produtos (pulseiras,
anéis e colares) para lembrar a Lei Maria da Penha.
(Prêmio Boas Práticas na Aplicação, Divulgação ou Implementação da Lei
Maria da Penha), em detrimento de dezenas de entidades do movimento
social que fazem um trabalho contundente de divulgação e na formação
para o uso da Lei Maria da Penha, porque esta empresa - multinacional
que desrespeita os direitos trabalhistas de milhares de mulheres,
oferecendo um trabalho precarizado e sem qualquer vínculo - por
desenvolver uma campanha que, na essência, VENDE produtos (pulseiras,
anéis e colares) para lembrar a Lei Maria da Penha.
Concorriam ao prêmio campanhas como os 16 Dias de Ativismo Contra a
Violência e dezenas de outras experiências nacionais.
Violência e dezenas de outras experiências nacionais.
Lamentável é uma plavra amena para descrever o que pensamos sobre este
resultado, sobretudo se pensarmos que a maioria das vítimas de violência são mulheres de baixa renda, vivendo em situação precaria nas periferias das grandes cidades ou no interior dos estados.
resultado, sobretudo se pensarmos que a maioria das vítimas de violência são mulheres de baixa renda, vivendo em situação precaria nas periferias das grandes cidades ou no interior dos estados.
Ficamos nos perguntando quantas destas mulheres tiveram dinheiro para "comprar" o produto da "campanha" da Avon e o quanto elas ficaram esclarecidas sobre seus direitos ao usarem estes produtos.
Seria engraçado, se não fosse muito triste!
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