28/06/2019

Nota Pública VI Jornada Lésbica Feminista Antirracista - Orgulho LGBT

Sapatão: Que Visibilidade é essa?
No dia internacional do Orgulho LGBTQI+, a histórica Jornada Lésbica em Porto Alegre coloca para a sociedade questões que atravessam a vida de lésbicas e mulheres bissexuais. Pensar como as especificidades demarcam nosso ser política e o que perpassa gênero, raça, classe e geração.

Sapatão: Que visibilidade é essa?
Nos remete a pensarmos onde estamos? Onde estão nossos corpos, nossos direitos, nossas lutas, nossos afetos, nossas famílias, nossos amores?

Sapatão: Que visibilidade é essa? Desnuda propositadamente a forma e o jeito de falar! Direta e reta, a Jornada Lésbica POA traz o debate para a cidade de Porto Alegre e ecoa internacionalmente com outros Movimentos de Mulheres…Sapatão contra toda opressão!

Qual a visibilidade que temos? Qual visibilidade queremos? Por que queremos visibilidade? O que nos oprime? Quais são os nossos privilégios?

Que saibamos reconhecer nossos privilégios enquanto branquitude antes de tudo! Que a nossa existência pare de ser considerada ofensiva, ameaçadora ou desconcertante!
 Cada uma que se soma a esse movimento faz essa onda crescer, nossa existência é um ato político e não vamos recuar. Nossa expressão sexual não volta mais para o armário! Sapatão é Revolução! Não estaremos escondidas! O armário é opressor com calibre silenciador!

O Brasil é o país que a cada 16 minutos mata uma LGBTQI+ por homofobia. A morte física é simbólica e nos persegue dia a dia trazendo insegurança, violentando nossos corpos e prejudicando nossa saúde mental. Nossas vidas importam!


Exigimos direito à existir sem violências! Exigimos respeito e direitos garantidos! Exigimos ampliação de direitos! Pelo fortalecimento do Controle Social e contra o Decreto nº 9.883/2019 que estabelece o Conselho Nacional de Combate à Discriminação, presidido e coordenado por representantes do governo federal e não mais da sociedade civil como antes.

Pelo fim da proibição de ser quem somos e de expressar nossa sexualidade Em apoio a Mariana Gómez, condenada na Argentina a um ano de prisão por beijar sua companheira em uma estação de trem.Que façamos ruir o racismo e o heterossexismo como política de controle do Estado.

Em memória e referência a Stormé DeLarverie sapatão negra que deu início à rebelião de Stonewall. As mulheres negras lésbicas trazem suas pautas específicas de combate ao racismo e o direito ao bem viver, direito à vida!

VI Jornada Lésbica Feminista POA/ 2019 - Anticapitalista! Antirracista! Pelo fim do Heterossexismo!

Nenhum comentário: