sábado, 24 de maio de 2014

MAIOR SENALE DA HISTÓRIA ACONTECERÁ EM PORTO ALEGRE no final de Maio

ACONTECE: entre os dias 29/05 e 01/06 na sede da Colônia A da APCEF-RS o

8o. SENALE – Seminário Nacional de Lésbicas e Mulheres Bissexuais
Trata-se do maior evento deliberativo desta população que, nesta 8a. Edição reunirá cerca de 250 mulheres de TODOS os estados Brasileiros (à exceção do AMAPÁ).
A organização local, responsável pela estrutura, alojamento e alimentação, é da Liga Brasileira de Lésbicas - LBL que compõe, também, a Coordenação Nacional do evento, junto com a Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL, Coletivo de mulheres da Associação Brasileira de Lésbicas Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – ABGLT, Rede Afro, SAPATÁ, CNDACE, Marcha Mundial de Mulheres e lésbias independentes.
221 Mulheres já estão confirmadas até o momento (ainda falta emissão de algumas passagens norte nordeste).
Alimentação e estadia foram garantidas através de parcerias locais com governos e movimentos sociais (ver lista de apoiadores abaixo). Passagens foram responsabilidade dos Estados e foram disponibilizadas por organizações de cada região e alguns Ministérios Federais (SPM, SDH, Seppir, SNJ e CNS).
O perfil das participantes é bastante diverso e representa bem o segmento a nível nacional:
GERACIONAL:
a Maioria tem entre 21 e 50 anos (183)
- 10 mulheres com mais de 60 anos
- 12 mulheres com até 20 anos
RAÇA/ETNIA/
- 85 Brancas
- 74 Negras, Pretas ou Afrodescentes
- 52 Pardas
- 10 Amarelas, Índias, Misturadas e RRmoma
     - 09 Deficientes (cegueira, cadeirantes, paralisias, etc.)
No final do primeiro dia do evento, dia 29/05, teremos uma MARCHA LÉSBICA NACIONAL, que concentrará no largo Glênio Peres a partir das 17h e, depois de caminhar por algumas ruas do centro, chegará no espaço do Fórum da Democracia, no Térreo da Assembléia Legislativa, com uma mesa oficial de abertura do 8o. SENALE (previsto para as 18h30), reunindo autoridades locais, apoiadores de governos e movimentos sociais.
A agenda (anexa) prevê quatro dias de debates intensos sobre os principais temas que transversalizam ou são transversalizados pelo tema da Lesbianidade e da Bissexualidade feminina e terá as mesas (sempre pela manhã) de formação transmitidas via Web para que possam ser seguidas pelas que não chegaram ao evento.

Informações: senale2014@gmail.com

Anexos: Pré-programação (pode sofrer alterações) e Manual de Procedimentos do 8o. SENALE.

Nenhum comentário: