16/12/2011

3a. CNPM - aprovamos a proposta de legalização do aborto!

A LBL-RS esteve esta semana na 3a. CNPM onde estavam 2357 mulheres delegadas.
Tivemos muitos problemas organizativos: falta de hotéis com acessibilidade, diferenças abissais na qualidade das acomodações e muitos, mas muitos mesmo, problemas de conduçao nos trabalhos da mesa da plenária final, absolutamente desorganizada e parcial.
Mas, como o movimento não se rende e estávamos interessadas e comprometidas com o debate, também construímos momentos que ficarão na história do movimento feminista.
Primeiro, organizamos um churras onde a delegação do RS estava hospedada - que foi regeitado por diversas "ativistas" porque não tinha ár condicionado e não era hotel, mas um alojamento da Conf. De trabalhadores da indústria (pode?). Participaram 169 mulheres. . . Foi lindo!
Mas principalmente APROVAMOS a LEGALIZAÇÃO do ABORTO! O que compromete muito o governo em função de ser uma deliberação da conferencia. Infelizmente, muitas de nossas melhores defensoras desta pauta estavam estrategicamente contrárias a proposta e, usando recursos burocraticos e estatutários, tentaram inviabilizar o seu encaminhamento. Pior: declaram, enquanto mesa, por tres vezes, a derrota da proposta, após votações que foram se sucedendo por pressão das mulheres.
No final VENCEMOS! Agora é compromisso!


A LBL teve a felicidade de estar desde o início no protagonismo da pressão que levou a aprovação da LEGALIZAÇÂO DO ABORTO na 3a. CNPM e eu mais feliz ainda por ter recebido da minha rede e das companheiras da Frente pela Legalização do Aborto a tarefa de fazer a defesa desta proposta de todas as mulheres, porque como FEMINISTAS que somos, não podíamos ter medo de perder a proposta e, se perdessemos, teria sido no debate, que sempre constroi mentes e corações.
Esperamos, de verdade, que as companheiras de luta que confundiram seus papéis partidários com a luta que travávamos ali, repensem o processo e façam a autocritica necessária para corrigir seus rumos, porque mesmo vencendo esta votação teremos de derrotar os fundamentalistas que hoje pressionam o governo para nos oprimir. Temos de estar unidas e fortes, pressionando para a verdadeira autonomia das mulheres!
Naiara - articuladora estadual da LBL-RS

Veja nossa festa:

Nenhum comentário: