29/09/2010

Em Porto Alegre a Campanha Ponto Final promove curso para educadores abordando a temática da violência contra as mulheres e meninas. Inscrições estão abertas. Vagas limitadas

CAPACITAÇÃO

Campanha Ponto Final promove curso para educadores abordando a temática da violência contra as mulheres e meninas

Aulas terão início no dia 06 de outubro próximo, em Porto Alegre. Inscrições poderão ser feitas até 04/10 pelo e-mail campanhapontofinal@gmail.com Vagas limitadas

Continuam abertas as inscrições para as 20 vagas do Curso de Capacitação "A violência contra mulheres e meninas - prevenção primária como estratégia de enfrentamento", que se realizará nos dias 06, 14 e 18 de outubro próximo na Escola Estadual Paulo Gama – Avenida Silvado, 555 -  Bairro Partenon, Porto Alegre - Rio Grande do Sul. A aulas terão início às 8h e término previsto para as 17h45min.

 A promoção é da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas em parceria com a 1ª Coordenadoria Regional da Secretaria do Estado de Educação do Rio Grande do Sul e Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. As vagas disponíveis são para educadores interessados no tema e que tenham disponibilidade de participar dos três dias de atividades. Para efetuar a inscrição, a Ponto Final está solicitando o envio de e-mail para campanhapontofinal@gmail.com contendo nome completo, endereço pessoal e profissional, contato telefônico, instituição em que trabalha e atividades desenvolvidas. O encerramento das inscrições está previsto para o dia 4 de outubro próximo.

O objetivo do Curso - a ser desenvolvido em três módulos - é possibilitar às pessoas e instituições que desenvolvem ações educativas uma melhor compreensão da extensão e profundidade do problema da violência contra mulheres e meninas, oferecendo elementos teóricos, reflexão a partir de sua prática educativa cotidiana, bem como ferramenta de trabalho com o público-alvo, crianças, adolescentes e jovens adultos. Cada módulo terá duração de 8 horas-aula e reunirá educadores de dez escolas selecionadas do Bairro Partenon, rede educacional próxima à comunidade do Campo da Tuca, onde está sendo efetivada a experiência com caráter piloto da Campanha Ponto Final na Violência.

A programação do primeiro módulo - 06/10 - desenvolverá as seguintes temáticas:

Gênero – um conceito importante para compreensão e mudança da realidade social
Situando a Violência contra as Mulheres e Meninas
Sexualidades – aprendizados
Masculinidades e Heteronormatividades
As temáticas do segundo módulo marcado para o dia 14/10 abordarão:

Diferenças de gênero no cotidiano escolar
Educadores e escolas como agentes ativos na prevenção
A prevenção primária da violência contra mulheres e meninas
A experiência da Campanha Ponto Final no Campo da Tuca
A programação do terceiro e último módulo - 18/10 – terá a apresentação, às 8 horas, do painel  Escola como parte de uma rede de prevenção e apoio às meninas e mulheres, seguido de debate. Na parte da tarde, a atividade a ser desenvolvida será  a construção e apresentação de um plano de trabalho a partir dos conteúdos apresentados durante o curso.

Ação informativa e educativa - O Curso de Capacitação A violência contra mulheres e meninas - prevenção primária como estratégia de enfrentamento  conta com a parceria da Associação Comunitária Campo da Tuca - ACCAT  na liderança do processo, em parceria com as ongs feministas Themis, Maria Mulher e Coletivo Feminino Plural. A ênfase do curso está na ação informativa e educativa direta, mobilização de grupos locais para manifestações culturais e adesão a idéia da não violência, valorizando a participação de homens, mulheres, jovens e redes locais de serviço.

 Escolas parceiras - As instituições de ensino  parceiras da Campanha Ponto Final e contempladas cada uma com duas vagas são: Escola Municipal 1º Grau Deputado Marcirio Goulart Loureiro; Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Oscar Tollens; Escola Municipal 1º Grau América; Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Martins Costa Júnior; Escola Estadual Paulo Gama, Colégio São José Murialdo, Escola Estadual de Ensino Fundamental Tenente Coronel Travassos Alves; Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Albuquerque, Escola Estadual de Ensino Fundamental Madre Maria Selima e Colégio Estadual Francisco A. Vieira Caldas Júnior.

Sobre a campanha - A atividade compõe a agenda da Campanha Ponto Final na Violência contra Mulheres e Meninas em desenvolvimento desde o início de 2010 sob a coordenação executiva da Rede Feminista de Saúde, em parceria com a Rede de Homens pela Equidade de Gênero - RHEG, Agende - Ações de Gênero, Cidadania e Coletivo e Feminino Plural. A Ponto final tem como meta eliminar a aceitação social de todas as formas de violência contra as mulheres nos diversos níveis sociais, com a intensidade e cobertura necessárias para criar uma mobilização de longo prazo direcionada a erradicação da violência. Entre os seus principais objetivos está a mudança de atitudes e crenças sociais relacionadas à discriminação, desigualdades e iniqüidades de gênero, bem como fortalecer as redes de mulheres para visibilizar e denunciar a problemática da violência contras as mulheres.

Nenhum comentário: