30/05/2010

LBL coordena Oficina no CONASEMS - durante encontro no RS

A oficina "Diversidade de Sujeitos, Igualdade de Direitos" , realizada no dia 26 do corrente, como parte da programação do xxvi congresso nacional do conasems, buscou criar estratégias de enfrentamento e superação das iniquidades junto aos secretarios municipais de saúde, objetivo que, segundo o entendimento dos coordenadores e palestrantes, foi alcançado. desta oficina resultou um documento entregue ao presidente do conasems

Gramado, 26 de maio de 2010

Ao Exmo. Sr. Presidente do CONASEMS
Antônio Carlos Figueiredo Nardi.

Nós, conselheiras de saúde, e coordenadoras da Oficina "Diversidade de Sujeitos e Igualdade de Direitos no SUS" queremos  parabenizar o CONASEMS pela realização do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e agradecer o espaço cedido para realização desta atividade como parte da programação.
Esta oficina, articulada por representantes das Comissões Intersetoriais de Saúde da População LGBT, Negra, do Campo e da Floresta, da Mulher e de Pessoas com Deficiência, propiciou um diálogo entre o controle social, trabalhadores e gestores da saúde acerca do enfrentamento das iniqüidades que atingem  estas populações historicamente discriminadas.
Após um rico debate, os participantes aprovaram alguns encaminhamentos que julgamos fundamentais e para os quais, certamente, contamos com o seu apoio. Tais propostas apontam a necessidade de maior debate e visibilização das iniquidades em saúde, bem como das estratégias para superá-las, além de reforços à qualificação de gestores e profissionais da saúde para a melhor execução de suas responsabilidades. São elas:
1.     Inclusão permanente do tema na programação dos futuros congressos do CONASEMS, com a recomendação de sua inclusão nos congressos dos COSEMS.
2.     Inclusão e aprofundamento do tema na formação acadêmica e na educação permanente de gestores, trabalhadores e conselheiros do SUS.
3.     Criação de mecanismos de referência das diversidades de sujeitos nas gestões municipais, considerado suas singularidades e estímulo aos Conselhos de Saúde para que façam o mesmo. 
4.     Divulgar as experiências municipais exitosas destinadas ao enfrentamento das iniqüidades.
5.     Pactuar Plano Operativo de superação de iniqüidades na CIT e nas CIB.
Considerando o compromisso já explicitado pelo CONASEMS ao longo de todo o Congresso com a superação das iniquidades, sugerimos  sua inclusão na carta do CONASEMS.
Atenciosamente,

Maria de Lourdes Alves Rodrigues – Conselheira nacional, representante do Movimento LGBT.
Carmen Lucia Luiz – Conselheira nacional, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da População LGBT.
Jurema Werneck – Conselheira nacional, coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da População Negra.
Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos – Conselheira nacional, Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher.
Maria Tereza Antunes – Conselheira nacional, representante do Movimento de Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário: